Os melhores posts dos clubes brasileiros no Instagram em 2024
2024 definitivamente não foi o ano em que as maiores probabilidades prevaleceram no futebol brasileiro. Pelo contrário! Quem imaginaria que o Botafogo, após a traumática campanha de 2023, terminaria o ano seguinte não somente como o campeão da Copa Libertadores da América, mas, também, do Campeonato Brasileiro?
Ou então que o Fluminense, campeão da Copa Libertadores do ano anterior livraria-se do fantasma da segunda divisão na última rodada somente vencendo – novamente de forma improvável – o Palmeiras, que entraria na rodada ainda vivo na disputa pelo tricampeonato nacional?
O ano de 2024 marcou época para quem acompanha o futebol brasileiro e, por isso, a Samba Digital preparou esse conteúdo especial com as melhores performances dos clubes brasileiros em seus perfis no Instagram. Abaixo você encontrará o melhor post e o contexto que envolveu cada um dos principais clubes do Brasil na temporada.
Um detalhe: das 17 postagens selecionadas abaixo, 9 são collabs com jogadores como Ronaldinho, Neymar, Thiago Silva, Phillipe Coutinho, Everton Ribeiro, Cássio, Renato Gaúcho e outros.
Confira o melhor post de cada um dos principais clubes do Brasil em 2024:
Athlético Paranaense
O ano, que marcou o centenário do Rubro-Negro do Paraná, tinha tudo para ser o mais incrível dos últimos tempos. Recentemente campeão da Copa do Brasil e vice-campeão da Copa Libertadores da América em 2022, as expectativas eram altas por parte da torcida, mas o improvável 2024 reservou uma grande tragédia ao clube: o rebaixamento para a segunda divisão, fato que nem o mais pessimista dos torcedores esperava e que o igualou aos seu principal rival: o Coritiba também foi rebaixado em seu centenário em 2009.
Com 126 mil interações o post do Athlético que obteve o maior engajamento no ano é o design em que o clube anuncia a derrota por 1 a 0 para o Atlético Mineiro e que culminou com o rebaixamento do Furacão.
Atlético Mineiro
Gangorra. Talvez essa seja a única forma para definir 2024 do Atlético Mineiro. Pentacampeão mineiro com uma virada sensacional sobre o rival Cruzeiro, o time classificou-se para as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, mas acabou derrotado nas duas frentes para Flamengo e Botafogo respectivamente. A tragédia só não foi maior pois, no Campeonato Brasileiro, a vitória por 1 a 0 que rebaixou o Athlético Paranaense foi a mesma que lhe salvou de uma tragédia completa com um rebaixamento.
Digitalmente, o maior post do Atlético-MG foi a recordação da malandragem de R10 na Copa Libertadores da América de 2013 quando foi beber água enquanto a bola estava em lateral para seu time. Como não tinha impedimento oriundo de uma cobrança de lateral, o “esquecimento” por parte da defesa do São Paulo seria fatal.
O post em collab com o perfil oficial de Ronaldinho, que celebrou jocosamente o Dia Mundial da Água, onze anos depois de seu acontecimento, acumulou 562 mil interações.
Bahia
Sob a gerência do Grupo City, a euforia tomou conta de Salvador com a chegada de Everton Ribeiro, contratado junto ao Flamengo.
Com 509 mil interações, o anúncio oficial do craque sacodiu digitalmente as redes sociais do Tricolor Soteropolitano.
Botafogo
O ano de ouro na história de um clube repleto de histórias. 2024 marcou ao Botafogo não somente a ressureição em relação ao fiasco promovido em 2023, mas concedeu ao time uma honraria que poucos conseguiram: a conquista da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro no mesmo ano com um intervalo de uma semana.
Contudo, digitalmente, o Botafogo não apresentou uma performance que condiz com o alcance dos seus feitos. Seu principal post na temporada alcançou 254.932 interações e só ficou na frente de Athlético Paranaense, Fortaleza, Juventude e Sport.
Sua publicação com melhor performance foi o design com o título da Copa Libertadores da América.
Corinthians
Em um ano turbulento politicamente, a despedida do ídolo Cássio, que deixou o clube rumo ao Cruzeiro, tornou-se a postagem com maior engajamento no Instagram do clube paulistano. Com 1,83 milhões de engajamento, o post celebrou os 4488 dias da vida do goleiro com as cores do Corinthians e destacou ps 712 jogos de Cássio com a camisa 12 do Corinthians.
Nem mesmo a chegada e os incríveis feitos de Memphis foram capazes de tirar do goleiro a marca que deve ter magoado o coração de muitos torcedores.
Cruzeiro
A tristeza da partida dos corinthianos foi a alegria dos cruzeirenses. Se lá a despedida tornou-se o tom da rede social e o maior post de 2024, no lado azul de Minas Gerais, o post com maior engajamento também tem Cassio.
A equipe de mídia social do Cruzeiro gravou e postou o goleiro “atualizando” a sua bio no Instagram a qual passou a ser “Goleiro do @Cruzeiro”.
Curiosamente é que os torcedores do Corinthians acompanharam a publicação e engajaram ao notarem que o corretor do celular do goleiro sugeriu Corinthians no momento em que foi escrever Cruzeiro.
Flamengo
Pentacampeão da Copa Betano do Brasil, o Flamengo salvou sua temporada com o título já que, ao longo da trajetória, precisou demitir o técnico Tite, que não caiu nas graças da torcida do clube ao contrastar seu estilo de jogo com a forma tradicional e ofensiva que os rubro-negros esperam de seus treinadores.
Inclusive, a demissão tornou-se um dos cinco posts com mais engajamentos do Flamengo.
Contudo, o que mais engajou foi o designer em que o Flamengo celebra o pentacampeonato da Copa Betano do Brasil. Foram, ao todo, 1,78 milhões de engajamentos.
Fluminense
Os tricolores esperavam um ano dourado, mas a realidade foi mais dura do que a imaginada. O título da Recopa Sul-Americana sobre o fantasma LDU foi, talvez, a cota única de alegria dos torcedores. De resto, em campo, restou ao torcedor jogar junto com o time na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Com a quinta maior média de público mesmo com a campanha muito aquém do que era previsto por cronistas esportivos, o Fluminense teve seu ápice digital no anúncio da contratação de Thiago Silva, que retornou para o clube que o revelou ao futebol depois de 15 anos atuando em grandes clubes europeus.
O post em que anunciou a contratação alcançou a quarta melhor marca no Brasil: 1,74 milhões de engajamentos.
Fortaleza
No ano em que classificou-se para a Copa Libertadores da América diretamente para a fase de grupos, o post do clube com a maior performance é o anúncio no dia 15 de janeiro em que o Leão da Pici anuncia, em collab com o jogador, a contratação do goleiro Santos, ex-Flamengo.
O post acumulou 240 mil interações.
Grêmio
Se a luta contra o rebaixamento no segundo semestre do ano esgarçou um pouco a relação do torcedor gaúcho com seu principal ídolo, Renato Gaúcho, a conquista do heptacampeonato gaúcho no primeiro semestre fez com que o treinador fosse elevado ao posto de maior post do Tricolor Gaúcho.
O heptacampeonato celebrou também o décimo título do treinador no comando do Grêmio e o post acumulou 334 mil interações.
Vale destacar que o post também foi em collab com o perfil oficial do treinador.
Internacional
A expectativa era alta. Os investimentos proporcionalmente altos, mas o cataclisma natural que o Rio Grande do Sul, estado em que o Internacional está localizado enfrentou, fez com que o futebol voltasse a ser uma ação menos prioritária diante da calamidade pública enfrentada pelas pessoas do estado.
Depois de um período sem jogos, o clube alardeou a necessidade de auxílio ao povo gaúcho com uma ação mais do que brilhante: o clube entrou em campo com uma camisa “embarrada”. Ao final, assinadas pelos jogadores, as camisas foram leiloadas e toda a receita foi 100% direcionada para o povo necessitado.
Ao final, 306,7 mil engajamentos.
Palmeiras
O Alviverde chegou na última rodada do Campeonato Brasileiro com chance de título, mas uma inesperada derrotada para o Fluminense, que jogava pela vida na elite nacional, e a vitória do Botafogo, no Engenhão, contra o São Paulo, culminaram com o fim do sonho do tricampeonato nacional.
Digitalmente, o clube viu nascer uma estrela mesmo que seja nas redes sociais: Richard Rios, o meia colombiano se destacou como um fenômeno de engajamento no TikTok.
Desta vez, o colombiano parece ter ganhado o coração de quem segue o Instagram do Palmeiras também. O post em que o jogador exibe seu rápido reflexo gerou 1,39 milhões de engajamentos e se tornou a 5ª maior marca entre os clubes brasileiros no Instagram.
Santos
Mesmo na segunda divisão do futebol brasileiro em 2024, o Santos alcançou a maior publicação entre todos os clubes do futebol brasileiro no Instagram com 3,68 milhões de engajamentos.
O post que fez tanto sucesso foi uma collab com Neymar, em que o atleta é homenageado por sua estreia 15 anos atrás.
Em campo, o Santos venceu com antecipação a segunda divisão e garantiu retorno ao lugar que lhe é devido: a elite do futebol brasileiro.
São Paulo
Campeão da Copa Betano do Brasil de 2023, o São Paulo teria alcançado seu pico digital logo no início da temporada quando venceu o Palmeiras, seu arquirrival, na final da Supercopa do Brasil, partida que coloca o vencedor da Copa Betano do Brasil e do Campeonato Brasileiro Betano frente a frente.
Contudo, um fato seria ainda mais forte para bater a marca do título.
Em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, o lateral-esquerdo Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, passou mal e caiu no gramado do Estádio Morumbis. Cinco dias depois, o jogador viria a óbito e a solidariedade da torcida são-paulina marcou digitalmente o ano do clube. Foram 1.224.558 interações.
Vasco da Gama
“O Coutinho voltou querendo demais. Anota mais três pontinhos na conta do pai. A Barreira vai virar baile!”
O hit pegou não somente na zona norte do Rio de Janeiro ou na Barreira do Vasco. De norte a sul no Brasil, a barreira virou baile e Coutinho sacodiu não somente os corações vascaínos, mas as festas Brasil afora.
O dia 13 de julho ficou marcado na história de 2024 do Vasco e mesmo que o desempenho em campo não tenha sido o que se esperava, Coutinho embalou os sonhos vascaínos. Foram 864 mil engajamentos.
Vitória
O início da campanha do clube em seu retorno à Série A do Brasileirão Betano dava o indicador que o clube voltaria à Série B, mas tudo mudou.
Com a chegada do treinador Thiago Carpini, o Vitória engrenou e, com isso, o social media do clube passou a ter liberdade para criar e expressar sua originalidade.
E o ápice aconteceu quando o clube derrotou, de virada, o Athlético Paranaense em plena Curitiba.
Após o clube curitibano lançar a campanha “Pacto” para se livrar do rebaixamento, o Vitória postou um vídeo com os gols da partida e aplicou a música “Xô Satanás!” da banda Asa de Águia.
Foram quase meio milhão de interações na mais original ação do futebol brasileiro em 2024.